Comitês

Segundo o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração será assessorado por comitês de caráter consultivo e serão regidos por regimentos internos próprios, cujos membros poderão também ser membros do Conselho de Administração.

Comitê de Auditoria Estatutário

Segundo o Estatuto Social da Companhia, o Comitê de Auditoria será formado por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros, com mandatos alternados de até 3 (três) anos, nomeados e destituídos pelo Conselho de Administração, conforme critérios e condições estabelecidas em Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração, sendo 1 (um) membro integrante do Conselho de Administração que não participe da Diretoria, e os demais membros não-vinculados à administração da Sociedade. O Comitê de Auditoria renova-se parcialmente a cada ano. O Comitê tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração, no que concerne ao exercício das suas funções de auditoria e de fiscalização.

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário:

Nome Cargo
Henrique F. Luz Coordenador - Conselheiro de Administração

O Sr. Henrique José Fernandes Luz teve uma carreira de mais de 40 anos como auditor independente, sócio e membro do comitê executivo de liderança, por 24 anos, em uma firma Big 4. Tem larga experiência como membro independente em Conselhos de Administração, dentre eles, presentemente, Grupo Maringá, Burger King Brasil e Oi S.A.. É Presidente do Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Vice Presidente do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Fundação Dorina Nowill para Cegos. É membro titular vitalício da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

Adriana Queiroz de Carvalho Membro

Assessora Especial do Presidente da CNSEG, desde março de 2016. Membro Titular do Conselho de Administração do Banco do Brasil S.A. – 2013/2014, Membro Titular do Conselho Fiscal da BB Administradora de Consórcios S.A. – 2008/2009, Membro Titular do Conselho de Administração do BESC e suas subsidiárias e do BESCRI – 2004/2007, Membro Titular do Conselho Fiscal da CBTU  1996/2004. Procuradora da Fazenda Nacional desde 1993 (atualmente licenciada). Cursou doutorado (sem defesa de tese) em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, possui MBA em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (2002) e é graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1989).

Roberto Westenberger Membro

Sócio da empresa de consultoria RW Gestão Empresarial, atuando na capacitação de executivos, no desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado segurador e em big data. Exerceu o cargo de Superintendente da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP de 2014 a 2016, atuando para a modernização da autarquia, tendo sido escolhido como uma das 100 personalidades mais influentes no contexto econômico brasileiro, em 2015, pela revista Forbes. Foi sócio da PriceWaterHouseCoopers -PwC, de 2008 a 2013, tendo implantado a unidade de consultoria atuarial e de gestão de seguradoras (AIMS), prestando consultoria a seguradoras e fundos de pensão no Brasil. Atuou, ainda, como Sócio Diretor da Tillinghast – Towers Perrin, tendo implantado a Divisão de Seguros (Tillinghast) no Brasil, sendo responsável por todas as operações da empresa no País, bem como atuado como Diretor Regional para a América Latina. É Doutor (Ph.D) em Ciências Atuariais pela The City University – Londres, com Mestrado (M.Sc.) em Estatística Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – Rio de Janeiro, e graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro e em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro.

Jerônimo Antunes Membro

Atua como Conselheiro de Administração Independente e Presidente do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô desde 06/2018 e membro do Comitê de Auditoria da Paranapanema S.A. desde 2017. É professor do curso de graduação em Ciências Contábeis da FEA/USP desde 2001, membro de Laboratório de Auditoria e Perícia Contábil da FIPECAFI/FEA/USP, desde 2005 e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI desde 2017. Perito-Contador em diversas contendas, com atuações nas Câmaras de Arbitragem e Mediação do CIESP-FIESP, OAB e Câmara de Comércio Brasil-Canadá, bem como no Poder Judiciário desde 2007. Atuou como membro do Comitê de Auditoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal de diversas empresas como Petrobras, BR Distribuidora, Sabesp, Companhia Brasileira de Distribuição e Vila Velha Participações. Foi sócio-diretor da Antunes Auditores Associados de 09/2002 a 05/2015 e da Tríade Auditores de 04/1989 a 08/2002. É Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.

José Octávio Vianello de Mello Membro

O Sr. José Octávio Vianello de Mello tem sólida experiência corporativa e em gestão de empresa, com 30 anos de experiência profissional, envolvendo o comando das áreas de Controladoria, Administração, Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Contabilidade, Auditoria e TI, em empresas nacionais e multinacionais, e com grande experiência em projetos de M&A, compra e alienação de empresas. Possui experiência como Conselheiro Independente de Conselho de Administração e Conselho Fiscal de grandes empresas, destacando-se: Atlas Indústria de Eletrodomésticos Ltda. desde 2016, Prometheus Desenvolvimento de Inteligência Artificial Ltda. de 2017 a 2019, Seta Engenharia Ltda. de 2017 a 2018, Marini Reflorestamento e Compensados desde 2019 e Administradora Educacional Novo Ateneu de 2015 a 2016. Exerceu, ainda, diversas funções no Grupo Unipar, de 2001 a 2014, destacando-se a de Presidente Executivo (CEO) da Unipar Holding/Unipar Carbocloro de 2008 a 2014. Anteriormente, foi Diretor-Sócio em uma empresa de auditoria independente (“Big Four”), onde atuou por doze anos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e nos Estados Unidos. É graduado em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela FAAP (1984 e 1986), com MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC (1997) e PGA no Insead (2014).

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário.

Comitê ​de Riscos e Solvência

O Comitê tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração, devendo analisar, monitorar e recomendar melhorias para a estrutura de gestão de riscos da Companhia.

Composição do Comitê de Riscos e Solvência:

Nome Cargo
Regina Helena Jorge Nunes Coordenador - Conselheiro de Administração

Possui 34 anos de carreira, sendo 20 como CEO no Brasil e no exterior. Atualmente, é sócia fundadora e CEO da RNA Capital, Conselheira da Iberdrola S.A. Spain, membro do Comitê de Auditoria da Iberdrola S.A., membro do Comitê de Risco e Capital do Banco do Brasil (CORIS) e membro do Comitê de Remuneração da Neonergia. Anteriormente, ocupou funções de destaque na S&P Global Ratings, tendo sido inclusive CEO no Brasil e Argentina, e, também, no Banco Cidade, Chase Manhattan Bank e Commercial Bank of New York. A Sra. Regina Nunes foi, ainda, Conselheira da Neoenergia, Conselheira da CEG/Naturgy, Conselheira do Conselho BRC Bogotá Colômbia, Conselheira da Câmara Americana de Comércio do Brasil – São Paulo, membro do Conselho Consultivo do Mercado Eletrônico, membro do Comitê Financeiro da Neoenergia e membro do Comitê de Auditoria da CEG/Naturgy. No IRB Brasil RE, a Sra. Regina Nunes é membro do Comitê de Riscos e Solvência e foi membro do Comitê de Investimento, Estrutura de Capital e Dividendos.

Marcos Pessoa de Queiroz Falcão Conselheiro de Administração

Possui ampla experiência no setor de seguros e de mercado de capitais, sendo sócio fundador da Gama Investimentos. Antes, foi sócio e CEO da BRZ Investimentos e ocupou diversos cargos de liderança, dentre eles CEO da Icatu Hartford. Ocupa e ocupou cargos de membro do Conselho de Administração em diversas empresas, dentre elas Icatu Seguros, Fiskar, Farol, Brasilcap, Caixa Capitalização, Grupo Docas, Caemi, Enersul e Escelsa. Foi membro do Comitê de Investimentos do IRB-Brasil RE de julho/2008 a julho/2010.

Ivan Gonçalves Passos Conselheiro de Administração

Executivo com ampla experiência no setor de seguros, tendo sido Diretor Executivo da MDS Corretora de Seguros e da Herco Consultoria, Representative Officer Brasil da Hannover Rückversicherung AG, além de Vice-Presidente de Riscos Industriais e Vice-Presidente Técnico da Sul América Seguros. Foi membro do Conselho Técnico do IRB-Brasil RE.

Julio Cesar Moreira Barboza Membro Externo

Advogado atuante nas áreas de Direito Administrativo e Regulação, com experiência na modelagem jurídica de concessões e PPPs e definição de estratégias para atuação em litígios relacionados a infraestrutura e serviços públicos. Doutorando em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo e LL.M. (Master of Laws) pela University of Chicago. Advogado Associado na Rhein Schirato Meireles Advogados desde 2014, atuando na estruturação de projetos greenfield e brownfield nos setores rodoviário, de saneamento básico e mobilidade urbana, na coordenação de auditorias e elaboração de relatórios de risco regulatório em processos de desestatização e na definição de estratégias para litígios administrativos, judiciais e arbitrais relacionados a infraestrutura e serviços públicos.

Maria Renata e Silva Lotfi Membro Externo

Formada em Administração de Empresas pela FGV e Mestre em Economia Financeira pela mesma instituição. Sólido conhecimento em análise de risco de crédito, com mais de 12 anos de experiência na S&P Global Ratings. Background em finanças corporativas. Desde 2019, é co-fundadora da RNA Capital, sendo responsável pela estruturação e execução de transações, desenvolvimento de estrutura de mitigação de risco e análise de crédito e conexão entre as várias partes interessadas que apoiam o desenvolvimento de produtos que melhor se adaptam às necessidades dos clientes. Como Diretora da S&P Global Ratings, foi analista líder responsável pela gestão da carteira no Brasil, Chile e Argentina, de diferentes setores, tais como: petróleo e gás, produtos químicos, produtos florestais, engenharia e construção e materiais de construção.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê ​de Riscos e Solvência.

Comitê de Política de Subscrição e Acompanhamento de Sinistros Vultosos

O Comitê tem por finalidade analisar as Políticas de Subscrição do Brasil, de Aceitação de Riscos do Exterior e de Retrocessão do IRB Brasil RE, observadas as diretrizes estabelecidas pela Diretoria Estatutária da Companhia e pelo Conselho de Administração.

Composição do Comitê de Política de Subscrição e Acompanhamento de Sinistros Vultosos:

Nome Cargo
Ivan Gonçalves Passos Coordenador – Conselheiro de Administração

Executivo com ampla experiência no setor de seguros, tendo sido Diretor Executivo da MDS Corretora de Seguros e da Herco Consultoria, Representative Officer Brasil da Hannover Rückversicherung AG, além de Vice-Presidente de Riscos Industriais e Vice-Presidente Técnico da Sul América Seguros. Foi membro do Conselho Técnico do IRB-Brasil RE

Hugo Daniel Castillo Irigoyen Conselheiro de Administração

O Sr. Hugo Daniel possui uma longa e bem sucedida carreira no setor de resseguros, tendo atuado em áreas técnicas de sinistros (em seguradoras) e de subscrição (em resseguradoras) e assumido posições de liderança nacional e regional em diversas partes do mundo atuando em companhias globais (Munich Re e General Re) consideradas boas escolas de resseguros. Está familiarizado e atualizado com as tendências do setor, sejam regulatórias, de negócios ou de inovação tecnológica. Exerceu diversos cargos de destaque na General Reinsurance AG, de 2003 até março de 2020, dentre eles: Head Regional de P&C para América Latina, Espanha e Portugal, de 2017 a 2020; Membro do Conselho Executivo Global e Vice-Presidente Executivo de P&C Treaty para Europa Continental, Oriente Médio, África do Sul e América Latina, de 2007 a 2017; Presidente Gen Re – México, de 2003 a 2020; Vice-Presidente Sênior – Head Regional Europa Continental, Africa e América Latina – Gen Re, de 2003 a 2007; Presidente General Cologne Re Corrduria de Seguros – Espanha e Diretor Geral e Membro do Conselho Executivo General Re Sur – Argentina. Atuou ainda na Munich Re Canadá, com passagens pela Bradesco e Sulamerica Seguros. É graduado em Engenharia Civil, pela PUC do Rio Grande do Sul, com MBA da Queens University; Ontário, Canadá (1984).

Artur Luiz Souza dos Santos Membro Externo

Engenheiro Civil com especialização em Obras Hidráulicas e Saneamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formado em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Executivo com 45 anos de trabalho no Mercado de Seguros do Brasil, tendo ocupado cargos de direção em diversas empresas do setor, com histórico de coordenação de equipes de áreas técnicas e operacionais, e com experiência de participação em vários comitês das entidades institucionais do segmento. Ocupa a posição de Vice-Presidente de Operações responsável pelas áreas técnica, de sinistros, de TI , de RH e Jurídica da Pamcary Seguros desde 2011. Foi Diretor Geral de Riscos Industriais e Diretor de Seguros de Transportes da Mapfre Seguros Gerais (2005-2011) e Diretor Técnico Pamcary Seguros (1995-2005).

Isaac Szpiz Membro Externo

Engenheiro Mecânico formado pela Escola Nacional de Engenharia. Atuou por 29 anos com perícias e regulações: (i) atuação em processos de regulação de sinistros e de inspeções de risco, exclusivamente para Seguradoras e Resseguradoras, em mais de 5.000 processos relacionados a pequenos, médios e grandes Riscos, dos Ramos Elementares (incêndio, vendaval, alagamento, danos elétricos), Transportes, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados, Riscos Operacionais, Riscos Diversos, Responsabilidade Civil, Lucros Cessantes e Seguro-Garantia; (ii) elaboração de Laudos de Perícia contendo a investigação de causas e efeitos, análise de coberturas, bem como cálculo dos prejuízos (prédios, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias/matérias primas), valores em risco, depreciações e indenizações.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Política de Subscrição e Acompanhamento de Sinistros Vultosos.

Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos

O Comitê tem por finalidade analisar as operações financeiras, recomendar ações de melhoria de gestão financeira e acompanhar a implementação dessas medidas, reportando os resultados ao Conselho de Administração na periodicidade definida por este colegiado.

Composição do Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos:

Nome Cargo
Marcos Pessoa de Queiroz Falcão Coordenador – Conselheiro de Administração

Possui ampla experiência no setor de seguros e de mercado de capitais, sendo sócio fundador da Gama Investimentos. Antes, foi sócio e CEO da BRZ Investimentos e ocupou diversos cargos de liderança, dentre eles CEO da Icatu Hartford. Ocupa e ocupou cargos de membro do Conselho de Administração em diversas empresas, dentre elas Icatu Seguros, Fiskar, Farol, Brasilcap, Caixa Capitalização, Grupo Docas, Caemi, Enersul e Escelsa. Foi membro do Comitê de Investimentos do IRB-Brasil RE de julho/2008 a julho/2010.

Marcio Moreira Lima Simas Membro Externo

Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), com cursos pela Euro Money Institute of Finance e Securities Training Corporation, nos Estados Unidos. Ocupou as posições de CEO (Chief Executive Officer), Managing Director e Sócio (2010-2019) no Icatu Vanguarda, CIO (Chief Investment Officer) e Senior Portfolio Manager (2009-2010) do Icatu Hartford, Head da Mesa Internacional e Senior Portfolio Manager da Gap Asset Management (2005-2009) e Head da Mesa Internacional e Senior Portfolio Manager do Banco Icatu (1995-2005).

Thaís Ricarte Peters Membro Externo

Mestre em Economia de Empresas, com ênfase em Finanças pela Escola Católica de Brasília. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Mercado Financeiro e Investimentos pela mesma instituição. Diretora Executiva Comercial e de Produtos da Caixa Econômica Federal desde 2020, tendo assumido diversas posições dentro da companhia: Vice Presidente de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros (2019), Superintendente Nacional de Planejamento Financeiro (2017-2019), Gerente Nacional de Gestão de Ativos e Passivos (2007-2016), Analista na Gerência Nacional de Apoio a Loterias e Jogos (2005-2007) e Técnica Bancária na Gerência Nacional de Controle e Informações Financeiras (2003-2005).

Jorge Lauriano Nicolai Sant’anna Suplente do Presidente do Conselho de Administração

Possui mais de 35 anos de experiência profissional em desenvolvimento de negócios, transformações corporativas e implementações de Unidade de Negócios, em diversos segmentos empresariais. Grande experiência nos mercados financeiro, de capitais e de seguros onde atuou como Diretor Executivo e Presidente em diversas empresas e bancos. Fundador e atual Presidente do Conselho de Administração da CRT4 – Central de Registro de Títulos e Ativos. Fundador e atual Diretor Presidente da BMG Seguros, seguradora especializada no segmento de Seguro Garantia que iniciou sua operação em 2016. Reportando diretamente à New York e com abrangência sobre todos os Negócios e Funções do Citibank no Brasil, foi responsável pela coordenação do processo de Gestão Matricial de Despesas, Strategic Sourcing Procurement, Reengenharia de Processos e Projetos de Otimização de Estruturas Organizacionais. Responsável pela Coordenação do “Brazil Expense Management Program”, que em 2012 proporcionou a redução de US$ 150 milhões na base de custo do Banco em relação ao ano de 2011. Como Diretor Executivo foi responsável pelo processo de reestruturação da CETIP SA – Balcão Organizado de Ativos e Derivativos em todas suas dimensões, realizado a partir de 2004. Em 2010 liderou o processo de desmutualização e a abertura de capital da Empresa. Liderou a reestruturação da IOB Thomson, após sua aquisição pelo Grupo Thomson, desenvolvendo e implementando uma nova concepção organizacional tanto sob o ponto de vista mercadológico como operacional. Como Diretor Executivo da Agencia Estado – OESP, foi responsável pela implementação de nova estratégia de operações, envolvendo as áreas de negócios corporativos, comercial, marketing, desenvolvimento de produtos, IT e infraestrutura.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Investimentos, Estrutura de Capital e Dividendos.

Comitê de Pessoas, Nomeação e Remuneração

O Comitê tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração na criação e condução das políticas e estratégia de Gestão de Pessoas da Companhia.

Composição do Comitê de Pessoas, Nomeação e Remuneração:

Nome Cargo
Marcos Bastos Rocha Coordenador – Conselheiro de Administração

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME com MBA em Finanças pela PUC-RJ e MBA Executivo em Gestão pelo IBMEC. Atualmente, é Senior Advisor (não executivo) para as áreas de Infraestrutura e Reestruturação da Roland Berger Strategy Consultants (desde de setembro de 2015), sócio sênior da DealMaker – Boutique Financeira Independente (desde julho de 2015); membro do Conselho de Administração da BC2 Construtora S.A. (desde de abril de 2016); membro independente do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde janeiro de 2018); e membro do Conselho de Administração da Brazil Fast Food Corporation (desde setembro de 2009). Anteriormente, foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro da Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (de janeiro de 2010 a junho de 2015), além de ter sido membro do Conselho de Administração dos seguintes ativos do portfólio da Invepar: Linha Amarela S.A.; Concessionária Litoral Norte; Concessionária Auto Raposo Tavares; Concessionária Bahia Norte; Concessionária Rota do Atlântico; Via Rio; Via 040; Metrô Rio; Metrobarra; VLT Carioca; e GRU Airport.

Roberto Dagnoni Conselheiro de Administração

Possui experiência profissional, sendo membro do Conselho de Administração das empresas Sinqia Tecnologia S.A, desde fevereiro de 2019, e Alper Consultoria em Seguros S.A, desde março de 2018, e membro consultivo do Conselho de Administração da Autopass, desde março de 2018. Exerceu o cargo de Vice-Presidente Executivo da CETIP S.A. + B3 S.A., de 2011 a 2017, e foi sócio da Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S.A., de 2010 a 2014. É Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA Business School de Curitiba, com cursos na Harvard Business School (Making Corporate Boards More Effective – 2018), Insead (Strategy in the Age of Digital Disruption – 2017) e IBGC (Curso Conselheiro de Administração – 2014).

Hugo Daniel Castillo Irigoyen Conselheiro de Administração

O Sr. Hugo Daniel possui uma longa e bem sucedida carreira no setor de resseguros, tendo atuado em áreas técnicas de sinistros (em seguradoras) e de subscrição (em resseguradoras) e assumido posições de liderança nacional e regional em diversas partes do mundo atuando em companhias globais (Munich Re e General Re) consideradas boas escolas de resseguros. Está familiarizado e atualizado com as tendências do setor, sejam regulatórias, de negócios ou de inovação tecnológica. Exerceu diversos cargos de destaque na General Reinsurance AG, de 2003 até março de 2020, dentre eles: Head Regional de P&C para América Latina, Espanha e Portugal, de 2017 a 2020; Membro do Conselho Executivo Global e Vice-Presidente Executivo de P&C Treaty para Europa Continental, Oriente Médio, África do Sul e América Latina, de 2007 a 2017; Presidente Gen Re – México, de 2003 a 2020; Vice-Presidente Sênior – Head Regional Europa Continental, Africa e América Latina – Gen Re, de 2003 a 2007; Presidente General Cologne Re Corrduria de Seguros – Espanha e Diretor Geral e Membro do Conselho Executivo General Re Sur – Argentina. Atuou ainda na Munich Re Canadá, com passagens pela Bradesco e Sulamerica Seguros. É graduado em Engenharia Civil, pela PUC do Rio Grande do Sul, com MBA da Queens University; Ontário, Canadá (1984).

Cibele Castro Membro externo

Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos, tendo cursado MBA Internacional, com Pós em Neurociência e Comportamento/PUCRS 2020 e certificada em Inovação pelo Global Innovation Management Institute – 2020, possuindo, ainda, inglês fluente e espanhol. Além disso, possui 20 anos de experiência em cargos executivos, tendo trabalhado em empresas multinacionais, tais como: GE, AES, General Motors e Philip Morris; bem como em empresas familiares, tais como: Abril Midia, a Latam Airlines e a InterCement. Além disso, possui experiência na gestão de várias áreas: Pessoas (RH), TI, Suprimentos e Logística, Serviços de Suporte e P&D/Eficiência Energética. Em cargo anterior, foi responsável por um orçamento de R$ 280 milhões e uma folha de pagamentos de R$ 4 bilhões, obtendo, ainda, sucesso na consolidação da cultura no ambiente pós-merge. A Sra. Cibele Castro é membro de conselho de administração experiente e certificada pelo IBGC desde 2017, tendo participado da 3ª turma do programa de mentoria do IBGC, com formação em Governança em Empresas Familiares pelo mesmo instituto.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Pessoas, Nomeação e Remuneração.

Comitê de Ética, Sustentabilidade e Governança

O Comitê tem por finalidade a definição e a propositura de práticas de governança corporativa em todas as esferas da Companhia, voltadas ao relacionamento entre acionistas, Administração e seus stakeholders, visando a otimização do desempenho e ampliação de forma sustentável do valor econômico e social da Companhia.

Composição do Comitê de Ética, Sustentabilidade e Governança:

Nome Cargo
Ellen Gracie Northfleet Coordenador – Conselheiro de Administração

É formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com pós-graduação em Antropologia Social, pela mesma universidade. Foi bolsista da Fundação Fulbright do Governo dos EUA – Hubert Humphrey Fellowship Program, com vinculação acadêmica à American University, Washington D.C. School of Public Affairs – Department of Justice, Law & Society, onde cursou Complex Organizational Theories in Court Systems and Legal Organizations e Court Management Practices. Ocupou os cargos de Procuradora da República (1973-1989), Juíza do Tribunal Federal da 4ª Região (1989-2000), Ministra do Supremo Tribunal Federal (2000-2011) e Ministra do Tribunal Superior Eleitoral. Exerceu as funções de Presidente do Tribunal Federal da 4ª Região (1996-1998), Presidente do Supremo Tribunal Federal (2006 – 2008) e Presidente do Conselho Nacional de Justiça (2006-2008). Atua como membro do conselho de administração de diversas entidades, tais como: The World Justice Project; International Center for Arbitration for Sports – ICAS; e International Council for Commercial Arbitration – ICCA. Foi, também, membro do Sanctions Board do Banco Mundial. Além disso, integrou e presidiu Comitês Independentes de Investigação criados para supervisionar as investigações internas conduzidas no âmbito da Petrobras e da Eletrobrás. Presidiu, ainda, o Comitê Independente da Vale para apuração de causas e eventuais responsabilidades no contexto do rompimento da Barragem I da Mina Córrego de Feijão, em Brumadinho – MG. Faz parte do Conselho Técnico da Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, do Conselho Jurídico – CONJUR da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, sendo, também, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr. É, atualmente, Vice-Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP, além de atuar como advogada em prática privada e integrar a lista de árbitros da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM/ B3). No IRB-Brasil RE, atua como coordenadora do Comitê de Ética, Sustentabilidade e Governança.

Henrique F. Luz Conselheiro de Administração

O Sr. Henrique José Fernandes Luz teve uma carreira de mais de 40 anos como auditor independente, sócio e membro do comitê executivo de liderança, por 24 anos, em uma firma Big 4. Tem larga experiência como membro independente em Conselhos de Administração, dentre eles, presentemente, Grupo Maringá, Burger King Brasil e Oi S.A.. É Presidente do Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Vice Presidente do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Fundação Dorina Nowill para Cegos. É membro titular vitalício da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

Marcos Bastos Rocha Conselheiro de Administração

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME com MBA em Finanças pela PUC-RJ e MBA Executivo em Gestão pelo IBMEC. Atualmente, é Senior Advisor (não executivo) para as áreas de Infraestrutura e Reestruturação da Roland Berger Strategy Consultants (desde de setembro de 2015), sócio sênior da DealMaker – Boutique Financeira Independente (desde julho de 2015); membro do Conselho de Administração da BC2 Construtora S.A. (desde de abril de 2016); membro independente do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde janeiro de 2018); e membro do Conselho de Administração da Brazil Fast Food Corporation (desde setembro de 2009). Anteriormente, foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro da Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (de janeiro de 2010 a junho de 2015), além de ter sido membro do Conselho de Administração dos seguintes ativos do portfólio da Invepar: Linha Amarela S.A.; Concessionária Litoral Norte; Concessionária Auto Raposo Tavares; Concessionária Bahia Norte; Concessionária Rota do Atlântico; Via Rio; Via 040; Metrô Rio; Metrobarra; VLT Carioca; e GRU Airport.

Raphael Cabral Teixeira Membro Externo

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Direito Tributário. Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Mestrado Profissional em Administração de Empresas pelo IBMEC (incompleto). Atualmente é advogado associado no escritório Ellen Gracie Advogados Associados S/S. Tem experiência como docente em várias instituições de ensino, lecionando para Graduação e Pós-Graduação as disciplinas de Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Empresarial. Leciona, atualmente, na Universidade Veiga de Almeida e na UNIGRANRIO. É também professor convidado de Direito Tributário na EMERJ – Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Israel Aron Zylberman Membro Externo

O Sr. Israel Aron Zylberman é Engenheiro Industrial Metalúrgico formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, com MBA Executivo Internacional na FIA (Fundação Instituto de Administração) da FEA/USP, possuindo, ainda, Especialização em Governança Corporativa pelo IBGC. O Sr. Israel Aron Zylberman possui uma carreira profissional muito diversificada, tendo sido diretor de empresa estatal, diretor de empresas privadas, secretário municipal, consultor e empresário. Atualmente, é membro do Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), bem como Diretor Executivo do Instituto Cyrela e do Instituto CCP, além de atuar como professor de Ética e Sustentabilidade na FIA (Fundação Instituto de Administração) e na FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Ética, Sustentabilidade e Governança.