Sobre a Companhia

Breve Histórico

  1. 1939 - O início

    É criado o Instituto de Resseguros do Brasil, inaugurando o monopólio estatal no setor de resseguros, com a missão de reter no país os riscos de empresas nacionais que antes eram transferidos para o exterior.

  2. 1960 - Regulação

    A companhia ganha poder de regulador do mercado de resseguro a partir da criação do Sistema Nacional de Seguros Privados.

  3. 1970 - Ultrapassando fronteiras

    Dá um passo importante e inicia um processo de internacionalização, estabelecendo duas operações no exterior.

  4. 1996 - Novo modelo

    Torna-se uma sociedade de economia mista e passa a se chamar IRB Brasil Resseguros S.A.

  5. 2000 - Mudança no mercado

    A companhia transfere para a Superintendência de Seguros Privados (Susep) a responsabilidade pela regulação do mercado de resseguro.

  6. 2007 - Nova era

    Termina um ciclo de 69 anos de monopólio no mercado brasileiro de resseguro, com abertura do mercado brasileiro para a competição no setor.

  7. 2011 - Grandes conquistas

    Abertura de um escritório na Argentina e o recebimento de nota A- (excelente) da A.M. Best, agência de classificação de risco especializada no mercado securitário.

  8. 2012 -

    Ano de grandes mudanças para a Companhia internamente, abertura de um escritório na Argentina e o recebimento de nota A- (excelente) da A.M. Best, agência de classificação de risco especializada no mercado securitário.

  9. 2013 - Privatização

    Começa um novo momento do IRB Brasil RE. Esse ano marca a história da empresa, que é privatizada e deixa de ser uma sociedade de economia mista. 

  10. 2014 - Novos negócios

    Aquisição de 8% do capital da African Reinsurance Corporation – Africa Re., como parte da estratégia de concentrar a internacionalização das operações da Companhia na América do Sul.

  11. 2016 - Sociedade controlada

    Abertura da empresa de gestão de ativos e empreendimentos imobiliários da Companhia, o IRB Investimentos e Participações Imobiliárias S.A..

  12. 2017 - Entre as maiores

    Abertura de capital (IPO) com o lançamento das ações no Novo Mercado da B3, nível máximo de Governança.

  13. 2018 - Subsidiária integral da Companhia

    Recebe autorização pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para que o IRB ASSET MANAGEMENT S.A. preste serviços de Administrador de Carteira de Valores Mobiliários previstos.

  14. 2019 - Corporation

    IRB realiza dois bem-sucedidos follow-ons da bolsa de valores brasileira (B3), no valor de aproximadamente R$ 10 bilhões. Como consequência, o Acordo de Acionistas da Companhia foi rescindido e a Companhia se tornou uma corporation.

  15. 2020 - Novo IRB

    Reestruturação de toda a administração e governança corporativa aprimorada com foco em crescimento sustentável.

Atuação

Somos referência em resseguros no mercado brasileiro, com mais de 80 anos de experiência e um portfólio completo de
soluções para o mercado. Atuamos em todas as linhas de negócios no Brasil e no exterior, oferecendo cobertura de
resseguro para diversos riscos.

Nossa sede fica no Rio de Janeiro e temos escritórios em São Paulo, Buenos Aires e Londres.

Linhas de negócios
Patrimonial

Cobertura de resseguro para prejuízos causados à estrutura da propriedade e/ou ao seu conteúdo e riscos inerentes à construção, instalação e montagem.

Responsabilidade Civil

Cobertura de resseguro para riscos que envolvem a responsabilidade do segurado, civilmente, por meio de uma sentença judicial decorrente de danos involuntários, materiais ou pessoais causados a terceiros.

Automóvel

Cobertura de resseguro para perdas parciais e indenização integral que garante a reposição dos prejuízos materiais ao veículo segurado em consequência de colisão, incêndio, roubo ou furto.

Transporte

Cobertura de resseguro para prejuízos causados aos bens segurados durante o transporte em viagens aquáticas, terrestres e aéreas, em percursos nacionais e internacionais, podendo ainda a cobertura ser estendida para o período de permanência das mercadorias em armazéns.

Riscos Financeiros

Cobertura de resseguro para o risco de inadimplemento contratual, tanto em contratos privados quanto públicos. Adicionalmente, pode abranger a cobertura de riscos inerentes a operação de crédito, bem como os riscos comerciais e os riscos políticos das operações de exportação.

Vida e Previdência

Cobertura de resseguro que tem por objetivo a proteção pessoal, proporcionando garantias financeiras na hipótese de ocorrência de danos físicos imprevisíveis aos indivíduos segurados, dentre as quais, a mais comum, o seguro de vida.

Habitacional

Cobertura para os riscos associados ao financiamento habitacional, no que tange à morte ou à invalidez permanente do mutuário, bem como aos danos físicos ao imóvel alienado.

Rural

Cobertura de resseguro para riscos agrícolas, pecuários, danos às benfeitorias e aos equipamentos agrícolas, bem como de vida para os produtores rurais. Protege o produtor rural, em especial, contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos.

Marítimo

Cobertura de resseguro para prejuízos sofridos pelo segurado ou beneficiário por perdas ou danos decorrentes de acidente com a embarcação durante sua construção, operação, reparo ou desmonte.

Aeronáutico

Cobertura de resseguro para os riscos que envolvem a atividade aeronáutica, incluindo danos à aeronave, responsabilidade civil pela sua operação e perdas decorrentes de atos de guerra.

Petróleo e gás

Cobertura de resseguro para projetos, bens, equipamentos e responsabilidade civil, decorrente dos riscos ligados às operações de prospecção, perfuração e produção de petróleo e/ou gás, onshore e off shore.

Nucleares

Cobertura para riscos inerentes às operações de usinas geradoras de energia nuclear, cobrindo os danos físicos, bem como a responsabilidade civil a terceiros.

Vantagens Competitivas

Alavancagem contínua nas principais competências do IRB, proporcionando vantagens competitivas.

Entendimento do mercado local
  • Liderança de mercado com amplo conhecimento da dinâmica local e regional (LatAm)
  • Informação de clientes, dados
  • Relacionamento e experiência com clientes de muitos anos
  • Operamos em todos os Ramos
Processo rápido de tomada de decisão
  • Processo de tomada de decisão local
  • Time experiente com sólidas habilidades técnicas e comerciais
Transformação Digital
  • Cultura orientada para Inovação
  • Única companhia da América Latina parte do maior consórcio global de blockchain para seguros e resseguros (B3i)
  • Investidor e impulsionador do ecossistema de Insurtechs
Eficiência Administrativa
  • Estrutura enxuta: apenas ~400 funcionários
  • Força de trabalho otimizada e centralizada com escritórios no RJ (sede), SP, Buenos Aires e Londres
  • Estrutura moderna de TI integrada

Para mais informações, acesse o Formulário de Referência da Companhia na seção Formulário Cadastral e Formulário de Referência.

Clique aqui