Administração

Conselho de Administração

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração do IRB-Brasil Resseguros S.A. é o órgão de deliberação colegiada composto por, no mínimo, 7 (sete) e, no máximo, 9 (nove) membros titulares e 1 (um) suplente do Presidente, eleitos pela Assembleia Geral dos Acionistas e por ela destituíveis a qualquer tempo, com prazo de gestão unificado de 2 (dois) anos, permitida a recondução.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração

Nome
Cargo
Antonio Cássio dos Santos
Presidente

Economista, conta com dois MBAs: no Brasil pelo IBMEC/SP e nos Estados Unidos pela Vanderbilt University/Tennessee, onde também obteve especialização em Assuntos Latino-Americanos; Cursou Mestrado em Psicoterapia pela Escola Paulista de Psicodrama; Pós Mestrado em Negócios Globais pelo IESE Madrid; especializações pela London Business School em Liderança Empresarial e em Transformação Digital, pelo IMD Lausanne em Diversidade e Inclusão, pela Cambridge School em Sustentabilidade, e em Física Quântica Aplicada Barra de Access pela Consciousnesses EEUU. Eleito 4 vezes “Executivo de Valor” como melhor CEO do Setor pelo Jornal Valor Econômico; e um dos 5 executivos mais influentes da América Latina no Setor pela Insurance Business Review. Com mais de 40 anos de experiência na área, presidiu a Federação Nacional de Vida e Previdência no início da década passada. Entre os principais postos que ocupou estão: i) antes de juntar-se ao IRB e nos últimos 5 anos anteriores ocupou cargos no Conselho em várias unidades no mundo da Assicurazioni Generali S.p.A., onde, até março de 2020, ocupou o cargo de CEO para as Regiões Américas e para o Sul da Europa; (ii) Foi CEO da Zurich Insurance Group para América Latina, ocasião em que também ocupou o cargo de Chairman para América Latina e Membro do Conselho Consultivo Mundial da empresa de 2011 e 2015; iii) como Executive Chairman, presidiu o Grupo Mapfre Brasil Seguros entre 2000 e 2011; iv) trabalhou na Whirlpool em várias posições de alta gestão no Brasil e Estados Unidos entre 1992 e 2000; e v) entre 1979 e 1992, desenvolveu sua carreira passando por várias empresas do setor, desde a posição de “clerk” até alcançar aos 24 anos de idade o posto de CFO.

Ellen Gracie Northfleet
Conselheira Independente

Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com pós-graduação em Antropologia Social, pela mesma universidade. Foi bolsista da Fundação Fulbright do Governo dos EUA – Hubert Humphrey Fellowship Program, com vinculação acadêmica à American University, Washington D.C. School of Public Affairs – Department of Justice, Law & Society, onde cursou Complex Organizational Theories in Court Systems and Legal Organizations e Court Management Practices. Ocupou os cargos de Procuradora da República (1973-1989), Juíza do Tribunal Federal da 4ª Região (1989-2000), Ministra do Supremo Tribunal Federal (2000-2011) e Ministra do Tribunal Superior Eleitoral. Exerceu as funções de Presidente do Tribunal Federal da 4ª Região (1996-1998), Presidente do Supremo Tribunal Federal (2006 – 2008) e Presidente do Conselho Nacional de Justiça (2006-2008). Atua como membro do conselho de administração de diversas entidades, tais como: The World Justice Project; International Center for Arbitration for Sports – ICAS; e International Council for Commercial Arbitration – ICCA. Além disso, integrou comitês de Investigação Independente de diversas companhias, como: Petrobras, Eletrobrás e Vale. Faz parte do Conselho Técnico da Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, do Conselho Jurídico – CONJUR da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, sendo, também, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr. É, atualmente, Vice-Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP, além de atuar como advogada em prática privada e integrar a lista de árbitros da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM/ B3).

Henrique F. Luz
Conselheiro Independente

Teve uma carreira de mais de 40 anos como auditor independente, sócio e vice-presidente em uma firma Big 4. Tem larga experiência como membro independente em Conselhos de Administração, dentre eles, presentemente, Grupo Maringá, Burger King Brasil e Oi S.A.. É Presidente do Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) desde 2019 e membro titular vitalício da Cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

Ivan Gonçalves Passos
Conselheiro Independente

Executivo com ampla experiência no setor de seguros, tendo sido Diretor Executivo da MDS Corretora de Seguros e da Herco Consultoria, Representative Officer Brasil da Hannover Rückversicherung AG, além de Vice-Presidente de Riscos Industriais e Vice-Presidente Técnico da Sul América Seguros. Foi membro do Conselho Técnico do IRB Brasil RE.

Marcos Bastos Rocha
Conselheiro Independente

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME com MBA em Finanças pela PUC-RJ e MBA Executivo em Gestão pelo IBMEC. Atualmente, é Senior Advisor (não executivo) para as áreas de Infraestrutura e Reestruturação da Roland Berger Strategy Consultants (desde de setembro de 2015), sócio sênior da DealMaker – Boutique Financeira Independente (desde julho de 2015); membro do Conselho de Administração da BC2 Construtora S.A. (desde de abril de 2016); membro independente do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde janeiro de 2018); e membro do Conselho de Administração da Brazil Fast Food Corporation (desde setembro de 2009). Anteriormente, foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro da Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (de janeiro de 2010 a junho de 2015), além de ter sido membro do Conselho de Administração dos seguintes ativos do portfólio da Invepar: Linha Amarela S.A.; Concessionária Litoral Norte; Concessionária Auto Raposo Tavares; Concessionária Bahia Norte; Concessionária Rota do Atlântico; Via Rio; Via 040; Metrô Rio; Metrobarra; VLT Carioca; e GRU Airport.

Marcos Pessoa de Queiroz Falcão
Conselheiro Independente

Possui ampla experiência no setor de seguros e de mercado de capitais, sendo sócio-fundador da Gama Investimentos. Antes, foi sócio e CEO da BRZ Investimentos e ocupou diversos cargos de liderança, dentre eles CEO da Icatu Hartford. Ocupa e ocupou cargos de membro do Conselho de Administração em diversas empresas, dentre elas Icatu Seguros, Fiskar, Farol, Brasilcap, Caixa Capitalização, Grupo Docas, Caemi, Enersul e Escelsa. Foi membro do Comitê de Investimentos do IRB Brasil RE de julho/2008 a julho/2010.

Regina Helena Jorge Nunes
Conselheiro Independente

Possui 33 anos de carreira, sendo 20 como CEO no Brasil e no Exterior. Atualmente, é sócia fundadora da RNA Capital, tendo ocupado, anteriormente, funções de destaque na S&P Global Ratings, tendo sido inclusive CEO no Brasil e Argentina, e também no Banco Cidade e Chase Manhattan. Possui experiência, ainda, na atuação em diversos Conselhos de Administração de companhias como Neoenergia, CEG/Naturgy, BRC Bogotá Colômbia e Câmara Americana de Comércio do Brasil.

Roberto Dagnoni
Conselheiro Independente

Possui experiência profissional, sendo membro do Conselho de Administração das empresas Sinqia Tecnologia S.A, desde fevereiro de 2019, e Alper Consultoria em Seguros S.A, desde março de 2018, e membro consultivo do Conselho de Administração da Autopass, desde março de 2018. Exerceu o cargo de Vice-Presidente Executivo da CETIP S.A. + B3 S.A., de 2011 a 2017, e foi sócio da Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S.A., de 2010 a 2014. É Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA Business School de Curitiba, com cursos na Harvard Business School (Making Corporate Boards More Effective – 2018), Insead (Strategy in the Age of Digital Disruption – 2017) e IBGC (Curso Conselheiro de Administração – 2014).

Hugo Daniel Castillo Irigoyen
Conselheiro Independente

Possui uma longa e bem sucedida carreira no setor de resseguros, tendo atuado em áreas técnicas de sinistros (em seguradoras) e de subscrição (em resseguradoras) e assumido posições de liderança nacional e regional em diversas partes do mundo atuando em companhias globais (Munich Re e General Re) consideradas boas escolas de resseguros. Está familiarizado e atualizado com as tendências do setor, sejam regulatórias, de negócios ou de inovação tecnológica. Exerceu diversos cargos de destaque na General Reinsurance AG, de 2003 até março de 2020, dentre eles: Head Regional de P&C para América Latina, Espanha e Portugal, de 2017 a 2020; Membro do Conselho Executivo Global e Vice-Presidente Executivo de P&C Treaty para Europa Continental, Oriente Médio, África do Sul e América Latina, de 2007 a 2017; Presidente Gen Re – México, de 2003 a 2020; Vice-Presidente Sênior – Head Regional Europa Continental, Africa e América Latina – Gen Re, de 2003 a 2007; Presidente General Cologne Re Corrduria de Seguros – Espanha e Diretor Geral e Membro do Conselho Executivo General Re Sur – Argentina. Atuou ainda na Munich Re Canadá, com passagens pela Bradesco e Sulamerica Seguros. É graduado em Engenharia Civil, pela PUC do Rio Grande do Sul, com MBA da Queens University; Ontário, Canadá (1984).

Conselho Fiscal

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho Fiscal funcionará de modo permanente e será composto por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, permitida a reeleição, dentre indivíduos qualificados, de reputação ilibada e que atendam às exigências da Lei nº 6.404/76. O Conselho Fiscal do IRB Brasil RE é o órgão fiscalizador dos atos de gestão administrativa, em defesa da Companhia e dos seus acionistas.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho Fiscal:

Nome
Cargo
Reginaldo José Camilo
Presidente

Possui larga experiência profissional, ocupando atualmente o cargo de Superintendente do Itaú Unibanco, onde ingressou em 1979, atuando em controladoria e contabilidade de diversas empresas financeiras. É Presidente da Fundação Itaú Unibanco onde exerce atividades voltadas à administração de passivo, gestão atuarial, contabilidade, acompanhamento, governança e controles dos ativos. É diretor da Fundação de Saúde Itaú e da Fundação Itaú Social e membro do Conselho Fiscal do CENPEC. É Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ABRAPP na gestão atual, tendo também atuado nesta função nas gestões de 2011/2013, 2008/2010 e 1996/1998. Foi membro titular do CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar, de 2010 a 2014, e Diretor Vice-Presidente da ABRAPP nas gestões de 2002/004 e 2005/2007, bem como Diretor da mesma associação nas gestões de 1990/1992 e 1993/1995. É contador com diversos cursos e participações em seminários internacionais e congressos de especialização em assuntos relacionados a previdência complementar.

Rodrigo Andrade de Morais
Suplente

Possui larga experiência profissional, ocupando, desde 2014, o cargo de Superintendente de Finanças do Itaú Unibanco, onde ingressou em 2000, sendo responsável pelas áreas Contábil e Atuarial (desde 2017 até a presente data), atuando como Contador das Empresas de Seguros, Previdência e Capitalização e Gestor das Provisões Atuariais, e pelas Políticas Contábeis (desde 2004 até a presente data). Atuou, ainda, como Gerente de Finanças, de 2007 a 2014, e como Coordenador de Projetos, de 2006 a 2007. Atuou como membro de vários Conselhos Fiscais, dentre os quais, os da FEBRABAN, Fundação Itaú e FUNBEP. É formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Mackenzie, com MBA em Gestão Financeira e Risco pela Universidade de São Paulo – USP/FIPECAPI.

Otavio Ladeira de Medeiros
Membro efetivo

Possui experiência profissional, atualmente exerce a função de Secretário-Adjunto do Tesouro Nacional. Exerceu também a função de Secretário do Tesouro Nacional, Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais, Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública, Coordenador-Geral de Administração da Dívida Pública, Chefe de Análise e Planejamento da Dívida Pública, Chefe-adjunto de Análise e Planejamento da Dívida Pública. Foi Presidente do Conselho de Administração do IRB Brasil RE de 2018 a 2019; Membro do Conselho Fiscal da EMBRAER S.A. de 2016 a 2018; Membro do Conselho de Administração da agência Especial de Financiamento Industrial – FINAME de 2016 a 2017; Membro do Conselho de Administração da BB Gestão de Recursos Distribuidora de Títulos e Valores mobiliários – DTVM S.A., de 2014 a 2016; Membro do Conselho Fiscal da Liquigás Distribuidora S.A., de 2015 a 2016; Presidente do Conselho Fiscal da BB Administradora de Cartões de Crédito S.A., de 2012 a 2014; Presidente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil, de 2005 a 2009; Membro e Presidente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil Investimentos, de 2001 a 2005 e de 2009 a 2012. O Sr. Otavio é formado em Economia pela Universidade de Brasília (“UnB”), 1992, com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (“UnB”), em 2003.

Bruno Cirilo Mendonça de Campos
Suplente

Gerente Setorial do Setor Financeiro, da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, desde 2014, tendo atuado como Gerente de Projetos e Analista de Finanças e Controle da mesma Secretaria do Tesouro, de 2009 a 2014. Graduado em Economia pela Universidade de Brasília. O executivo declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

José Rubens Alonso
Membro efetivo

Desenvolveu uma longa carreira como auditor e consultor do setor de seguros e resseguros, tendo construído reputação reconhecida no setor não apenas decorrente de sua atuação profissional na KPMG como também decorrente de ativa participação institucional atuando como membro de comissões de entidades ligadas aos mercados financeiro e de seguros, como Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como entidades profissionais relacionadas às áreas de auditoria e contabilidade, como Ibracon. Sua carreira foi desenvolvida na KPMG, de 1998 até 2011, tendo atuado como Sócio durante 20 anos. Possui experiência em Conselhos e Comitês de empresas do mercado segurador, destacando-se: Liberty Seguros – Membro do Comitê de Auditoria e Indiana Seguros – Membro do Comitê de Auditoria, ambos desde 2019; Seguradora Líder do Consórcio do Seguro DPVAT – Membro do Comitê de Auditoria, desde 2017. Atuou ainda em outras empresas, sempre como membro de Comitê de Auditoria, no Grupo Sompo, Tokio Marine Seguradora, Grupo Icatu de Seguros, Munich RE Resseguradora, dentre outras. É graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1977).

Daniel Dominguez Massola
Suplente

Construiu uma longa carreira em auditoria, com grande foco em serviços financeiros e, mais especificamente, em seguros, atuando em empresas grandes e com boa reputação em termos de auditoria e controles, seja como auditor externo (KPMG) e como executivo em posições de liderança de áreas de auditoria externa (ABN Amro Real, Itaú, Tribanco e, atualmente, FGC). Possui bom conhecimento do setor de seguros, tendo atuado no grupo de Serviços Financeiros (FSI) da KPMG por 12 anos especializando-se em auditoria e consultoria para o setor de seguros, assumindo posteriormente a área de auditoria interna das empresas de seguros, previdência e capitalização do Banco ABN Real por 7 anos e mais um ano no Itaú como responsável pela auditoria interna de vários negócios, entre os quais o de seguros. Possui experiência em Conselhos/Comitês, tendo atuado como Presidente do Comitê de Auditoria interna da Liberty Seguros, de 2014 a 2020, Presidente da Comissão de Auditoria Interna do Sindicato das Seguradoras, de 2003 a 2007 e Membro do Comitê de Auditoria Interna da Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, em 2019. Atualmente é Diretor de Auditoria Interna do Fundo Garantidor de Crédito. É graduado em Administração de Empresas pela FMU de São Paulo, com MBA em Gestão Atuarial e Riscos Financeiros, pela USP.

Paulo Euclides Bonzanini
Membro efetivo

Possui grande experiência no mercado financeiro, de aproximadamente 40 anos, tendo atuado por 13 anos em cargos estatutários de bancos (Nível C-Level), sendo 5 anos no Banco do Brasil, 2 anos no Banco Fibra e 6 anos no Banco Votorantim. Atuou, também, por mais de 20 anos em cargos de Gerência e Alta Gerência. Possui experiência no mercado de seguros, com 3 anos de atuação em cargos de nível C-Level nas seguradoras Aliança do Brasil e Grupo Segurador BB-Mapfre. Possui sólido conhecimento em Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Controles e Compliance, gestão de produtos bancários, clientes e distribuição e Auditoria Interna Independente com reporte a Conselho de Administração. Atuou como membro de Conselho de Administração e como membro de Conselho Fiscal. Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com MBA em Formação Geral em Administração pela FIA USP e Especialização em Metodologia de Ensino Superior, pela FIPECAPI SP. Certificado em Conselheiro Fiscal e Conselheiro de Administração pelo IBGC.

Luiz Gustavo Braz Lage
Suplente

Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1981, passando por diversas áreas e funções, chegando a exercer o cargo de Diretor de Crédito (2004/2009). Posteriormente, foi diretor de empresas do setor de seguros do Banco do Brasil, incluindo Diretor Geral de Riscos, Controles Internos e Legal do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Sua carreira envolve também atuações e representações em conselhos, comitês, comissões e fóruns de diversas empresas/entidades, além de entidades como o SINDSEG SP – Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização, o Grupo Neoenergia e a AMCHAM – Câmara Americana de Comércio (SP). É bacharel em Administração e em Ciências Contábeis pela PUC/MG e Pós-Graduado em Finanças e pela IBMEC e Negócios Internacionais pela USP/FIPECAFI. Certificado em Conselheiro Fiscal e Conselheiro de Administração pelo IBGC.

Diretoria Estatutária

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria da Sociedade é composta por, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 7 (sete) membros, todos eleitos pelo Conselho de Administração. Os membros da Diretoria terão mandato unificado de 2 (dois) anos, permitida a recondução.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho da Diretoria:

Nome
Cargo
Antonio Cássio dos Santos:
Presidente Interino

Economista, conta com dois MBAs: no Brasil pelo IBMEC/SP e nos Estados Unidos pela Vanderbilt University/Tennessee, onde também obteve especialização em Assuntos Latino-Americanos; Cursou Mestrado em Psicoterapia pela Escola Paulista de Psicodrama; Pós Mestrado em Negócios Globais pelo IESE Madrid; especializações pela London Business School em Liderança Empresarial e em Transformação Digital, pelo IMD Lausanne em Diversidade e Inclusão, pela Cambridge School em Sustentabilidade, e em Física Quântica Aplicada Barra de Access pela Consciousnesses EEUU. Eleito 4 vezes “Executivo de Valor” como melhor CEO do Setor pelo Jornal Valor Econômico; e um dos 5 executivos mais influentes da América Latina no Setor pela Insurance Business Review. Com mais de 40 anos de experiência na área, presidiu a Federação Nacional de Vida e Previdência no início da década passada. Entre os principais postos que ocupou estão: i) antes de juntar-se ao IRB e nos últimos 5 anos anteriores ocupou cargos no Conselho em várias unidades no mundo da Assicurazioni Generali S.p.A., onde, até março de 2020, ocupou o cargo de CEO para as Regiões Américas e para o Sul da Europa; (ii) Foi CEO da Zurich Insurance Group para América Latina, ocasião em que também ocupou o cargo de Chairman para América Latina e Membro do Conselho Consultivo Mundial da empresa de 2011 e 2015; iii) como Executive Chairman, presidiu o Grupo Mapfre Brasil Seguros entre 2000 e 2011; iv) trabalhou na Whirlpool em várias posições de alta gestão no Brasil e Estados Unidos entre 1992 e 2000; e v) entre 1979 e 1992, desenvolveu sua carreira passando por várias empresas do setor, desde a posição de “clerk” até alcançar aos 24 anos de idade o posto de CFO.

Werner Romera Süffert
Vice-Presidente Executivo, Financeiro e de Relação com Investidores

Graduado em Administração de Empresas; Especialização em Negócios Internacionais e Mestrado em Administração. Foi CFO, IRO, Diretor de Governança das Participações e Corporativa, Estratégia, Head Administrativo Financeiro e Controladoria da BB Seguridade Participações S.A.; Presidiu o Comitê de Investimentos da Brasilprev, Brasilcap, tendo também atuado como Gerente Executivo da Diretoria de Cartões do Banco do Brasil e Gerente Geral do Banco do Brasil em Paris-França. Ao longo de sua carreira, exerceu cargos executivos em diversas áreas do Banco do Brasil, a exemplo da Unidade de Integração com o Banco Votorantim, Diretoria de Marketing e na Diretoria de Novos Negócios de Varejo.

Wilson Toneto
Vice Presidente Executivo Técnico e de Operações

Formado em Contabilidade e Ciências Econômicas pela Fundação Santo André (SP), possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de Navarra (Barcelona) e formação como Conselheiro de Administração pelo IBGC (2019). Foi Presidente do Conselho de Administração da Seguradora Líder DPVAT de 2019 a março de 2020; CEO e Chairman da Mapfre Brasil de 2011 a 2018. Ocupou, no período de 2005 a 2011, diversas Vice-Presidências da Mapfre Seguros, tais como RH, Jurídico e Tecnologia & Processos. Também exerceu, no período de 2011 a 2018, os cargos de Diretor e Vice-Presidente da CNSEG, Diretor da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Segurador BB Mapfre.

Isabel Blazquez Solano
Vice Presidente Executiva de Resseguros

Economista, formada pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid, Espanha e com Mestrado em Gestão Empresarial pela IE Business School de Madrid, Espanha. Foi Diretora de Subscrição de P&C Internacional, Óleo & Gas e Retrocessão na Companhia de 2013 a 2019 e trabalhou na Mapfre RE, na Espanha e Alemanha, de 2008 a 2013.

Carlos André Guerra Barreiros
Vice-Presidente Executivo de Riscos, Conformidade e Jurídico

Formado em Direito e Administração de Empresas, com pós-graduação em Mercado de Capitais. Atuou em diversas atividades no mercado de seguros, previdência complementar e capitalização, no Brasil e em países da América Latina. Foi Vice-Presidente Sênior da Prudential do Brasil, responsável pela gestão integral da operação de Vida em Grupo entre 2016 e 2020. Esteve à frente da Diretoria de Relações Institucionais da Seguradora Líder DPVAT entre 2015 e 2016 e anteriormente atuou como executivo do Itaú Unibanco por cerca de 16 anos, onde teve a oportunidade de exercer atividades das áreas jurídica, controles internos e distribuição das operações de seguros e previdência complementar. Também foi Diretor das companhias de seguros de vida e previdência privada do Itaú Unibanco no Chile e Uruguai. No âmbito institucional atuou como Diretor em importantes órgãos associativos e sindicais do setor, tais como CNSEG e SINDSEG-SP e foi membro do CRSNSP – Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e Capitalização.